O câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente na mulher brasileira, consistindo no desenvolvimento anormal das células da mama, que se multiplicam repetidamente até formarem um tumor maligno.
São fatores de risco: se uma pessoa da família, principalmente a mãe, irmã ou filha, teve câncer de mama antes dos 50 anos de idade, a mulher tem mais chances de desenvolver a doença. Quem já teve anomalia em uma das mamas ou câncer de ovário, em qualquer idade, também deve ficar atenta. E de acordo com médicos, as mulheres com mais riscos, devem ter cuidados especiais e ficarem atentas, fazendo, a partir dos 35 anos de idade, o exame clínico das mamas e mamografia, uma vez por ano.
Um dos sintomas já bastante conhecido e divulgado por campanhas é o aparecimento de um caroço no seio, acompanhado ou não por dor. A pele do seio pode ficar parecida com uma casca de laranja. Também pode aparecer pequenos caroços debaixo do braço. Mas com bastante cautela nem todo nódulo, pode ser considerado como câncer, por isso a prévia consulta a um especialista é muito importante neste momento único de uma mulher.
Toda mulher a partir dos 40 anos de idade deve procurar anualmente um ambulatório, centro ou posto de saúde, para realizar o exame clínico. Além disso, toda mulher entre 50 e 69 anos, deve fazer uma mamografia a cada dois anos, mesmo que não haja sintomas.
Uma das maneiras mais eficazes de prevenir esta doença que ainda mata, é o auto exame, que pode e deve ser feito pela própria mulher, sem pudor ou vergonha de se tocar e conhecer o próprio corpo, caso a mulher note alguma anomalia, deve procurar imediatamente um centro de saúde para um exame mais detalhado e por um profissional qualificado.
Muitas mulheres tem até medo de tocar o próprio corpo, isto sim, ainda existe este preconceito, sendo assim a mulher pode pedir para o parceiro fazer o auto exame, uma brincadeira que agrada a ambos.
Por incrível que pareça ainda existem mulheres que morrem todos anos, por pura falta de conhecimento de seus direitos, garantidos ao longo de tanto sofrimento.
Mas de acordo com nossa educação sedentária, ainda hoje podemos nos deparar com mulheres que tem vergonha de ir a um ginecologista para cuidar de sua saúde, eu disse saúde. É incrível que ainda existam estas possibilidades absurdas.
Deparei-me com algo bastante inusitado, mas real e constrangedor, do ponto de vista feminino: uma mulher veio a óbito, acima dos 40 anos, mas sua saúde, constatada por muitos era de ferro, bastante jovial para sua idade, acometida de um câncer de útero veio a falecer, deixando muita dor e sofrimento para seus familiares, mas o mais inquietante, esta mulher jamais teria ido a um médico para ter orientações sobre sua saúde, fico sem palavras para descrever isto, uma educação arcaica, pré-histórica, como que nos dias atuais algo ocorre assim.
Direitos femininos, ser mulher...faça o auto exame, ou peça para o seu parceiro, marido ou namorado, fazer o mesmo, sua vida não é brincadeira.
Sem comentários:
Enviar um comentário